Estrelado por Rodrigo Santoro, O Tradutor estreia amanhã nos cinemas de todo Brasil
O filme O Tradutor
Estrelado por Rodrigo Santoro, 43, estreia amanhã nos cinemas do Brasil e conta a história de um professor cubano de literatura que passa por uma experiência transformadora ao ser convidado para trabalhar como tradutor de russo para espanhol em um hospital em Cuba. O que ele não esperava é que fosse atuar na ala infantil, com crianças vítimas da tragédia de Tchérnobil (cidade ucraniana destruída após acidente nuclear em 1986).
Rodrigo conta que chegou a estudar russo, mas não teve tempo suficiente para aprender o idioma. “Então tive que estudar as falas para ter noção da língua. E aí eu estava entendendo que eu não estava entendendo nada (risos). Fiz um mapa fonético. E foi em cima disso que estudei. Acordava à noite falando coisas estranhas, achava que era russo", disse Santoro em entrevista à Folha de S.Paulo.
O longa, que já recebeu muitas críticas positivas, narra uma dramática experiência onde a tradução precisa ir além das palavras: momentos em que sentimentos e emoções também precisam ser traduzidos e interpretados.
Baseado em fatos reais, os diretores cubanos Rodrigo e Sebastián Barriuso, estreantes nos cinemas, se inspiraram no pai, professor de literatura vivido por Santoro no filme.